novo endereço do BLOG do Morgado

GABARITOS, QUESTÕES, VÍDEOS DE CORREÇÃO DOS EXAMES...

acesse

www.morgadodeontologia.blogspot.com


RECURSO - QUESTÃO 07

SAIBA TUDO SOBRE A MUDANÇA DA CESPE/UnB ACESSANDO



http://morgadodeontologia.blogspot.com

GABARITO DO EXAME DA OAB DE 13/02/11 EM http://morgadodeontologia.blogspot.com/





















ELEMENTOS PARA RECURSO DA QUESTÃO 07







ACESSE O (novo)BLOG DO PROFESSOR MORGADO e leia as CONSIDERAÇÕES SOBRE SIGILO PROFISSIONAL que podem auxiliar aqueles que pretendem recorrer da questão nº07.











clique AQUI ou vá para http://morgadodeontologia.blogspot.com/.











Abraços,



MORGADO







Niterói, 03 de fevereiro de 2010







INFORMAÇÕES RELEVANTES

GABARITO PRÉVIO - PRIMEIRAS CONSIDERAÇÕES SOBRE AS QUESTÕES
DE DEONTOLOGIA JURÍDICA DO EXAME A REALIZAR-SE NO DIA 17/01/2010


Os comentários e considerações sobre as questões apresentadas no Exame sobre a disciplina de DEONTOLOGIA JURÍDICA serão postadas no endereço abaixo. Basta clicar sobre o link abaixo (endereço eletrônico da nova página do Professor Roberto Morgado) que poderão ser visualizadas.


http://morgadodeontologia.blogspot.com/

EXAME 3.2009 - CORREÇÃO

quarta-feira, 13 de maio de 2009

NEM TUDO ESTÁ PERDIDO...

Um de meus mais aplicados alunos, Denilson (T2-noite) mostrou a grandeza de um aluno diante de seu professor. A maneira como agiu diante de uma situação adversa, mostra que a Bíblia acerta ao afirmar que sábios são os mansos. Denilson é sábio, por saber agir calmamente; seus conselhos valem 10 de minhas aulas... Fiquei feliz por ele tê-lo próximo.
Mais ainda fez Verônica, uma simpática aluna que disse-me uma coisa que me deixou, novamente, extreamente alegre.

Me senti tão feliz por esses dois existirem... Isso porque no dia anterior aconteceu uma situação que me fez refletir (novamente) sobre essa relação dos alunos e seus mestres.

No dia anterior, segunda-feira, notei "interessante" tom de voz que um adolescente usou quando, após apresentado a ele por sua mãe (minha querida amiga Márcia) perguntou-me: Só professor?

Olhei seus olhos e veio-me imediatamente a cabeça um artigo de LIA LUFT que havia lido recentemente na Revista Veja e disse-lhe:
- só!

Após alguns minutos, voltei a ele e nos destacamos do grupo de amigos, pois achei melhor contar-lhe uma estória.

Perguntei-lhe.
- Diego, sabe qual a forma de governo do Japão? - e me preparava já para explicar-lhe sobre a monarquia quando surpreendi-me com a resposta.
- Sei!

Então parei por alguns segundos... Olhei-o novamente. Não queria constrangê-lo mas tb achei "diferente", pela confiança com que respondeu-me. Não tive então outra alternativa a não ser perguntar-lhe qual era, então.

Passaram-se uns três segundos... Uma eternidade em situações como essa... Não queria constrangê-lo, de maneira alguma. Então continuei: Lá no Japão a forma de governo é uma monarquia e...
- Isso eu sabia!
- Tá... - pensei em parar a conversa... adiantaria tentar falar algo para aquele rapaz? Mas resolvi continuar.

Contei-lhe então que após a segunda guerra o imperador ordenou que os professores não deveriam mais saudá-lo, como fazem todos os súditos do monarca. O Imperador entendia que, num país completamente destruído, o destino da nação estava nas mãos dos professores... e contei-lhe o restante. Ao final, disse-lhe que gosto de ser professor e me sinto útil por isso. Sentir-se útil, na minha concepção é melhor que ser valorizado.

O artigo a que referi-me tem uma parte em que a autora faz a seguinte ponderação:

Mal pagos e pouco valorizados, professores se encolhem, permitindo abusos inimagináveis al¬guns anos atrás. Uma adolescente empurra a professora, que bate a cabeça na parede e sofre uma concussão. Um menininho chama a professora de "vadia", em aula. Professores levam xingações de pais e alunos, além de agressões físicas, cuspidas, facadas, empurrões. Cresce o número de mestres que desistem da profissão: pudera. Em escolas e universidades, estudantes falam alto, usam o celu¬lar, entram e saem da sala enquanto alguém traba¬lha para o bem desses que o tratam como um fun¬cionário subalterno. Onde aprenderam isso, se não, em primeira instância, em casa? (A crise que estamos esquecendo
Revista VEJA, 08/04/09(p.24))

Será que o filho de minha dileta amiga é capaz de tacar fogo em mendigos ou agredir garotas de programa? Como será que se comporta em casa e numa sala de aula? Achei melhor, naquele momento, deixar prá lá. Mal fiz em conversar com sua mãe depois... Mãe é mãe... Disse-me que ele perguntou daquela forma pois sabia que era tb advogado.
- Ele queria saber se pode ligar para vc se acontecer alguma coisa com ele.
- Que tipo de coisa, Márcia?
- Agora ele vai sair de carro, e não tem carteira...
- Vai ligar pra mim? O que ele quer que eu faça, Márcia? O que vc quer de mim...
- Bom, é que se ele for pego pela polícia...
- Márcia, se ele não tem carteira, não devia estar dirigindo... Se vc sabe que ele age dessa forma, deveria tentar demovê-lo da idéia de praticar tal ilícito... Mas vc sabe que vai fazer, concorda que faça e, depois, quer que no meio da noite eu vá "dar um jeito"? Não me acorda pra isso não!

Lia Luft é que está certa... em casa, é que isso começa.

Porque Verônica e Denilso me fizeram feliz?
Isso eu conto amanhã, em postagens em homenagem a eles.
São quase três da manhã. Acordei às 07:00, dei aula de 15:00 às 18:00 e de 18:00 às 22:00. Hoje acordo antes das 06:00 pois encontro-me com outra turma na parte da manhã.

Estarei cansado? Talvez um pouco. Mas ao acordar, ao lembrar de Verôncia e Denilson, minhas baterias recarregam rápido.




Uma boa quarta-feira para todos.
Falta pouco mais de 100 horas para o Exame 01/09 da OAB.

6 comentários:

Rapha (Turma manhã 2- Fraga) disse...

Professor,
Adorei o texto e a sua reflexão... :)
quero saber porque esses seus alunos(amigos!) lhe fizeram tão feliz.

Grande beijo, continuarei dando "as caras" pelo seu blog

Fernandão disse...

Caro Prof. Morgado (meu Prof. de blog favorito)parabéns mais uma vez pelo seu blog e sua disposição e sua profissão.
O senhor gostaria que eu arrancasse o coração desse asno filho de sua amiga???
Sou guerreiro mestre.
Um abraço pra ti futuro nobre colega.

Professor Morgado disse...

Valeu fernandão!

Obrigado pelo apoio, mas deixa como está; Guerreiros, como nós, devem agir prudentemente.

tenho certeza que já conhece os conselhos abaixo, mas nunca é demais lembrar:

Um guerreiro é simples como as pombas, e prudente como as serpentes.

Quando se reúne para conversar, não julga o comportamento dos outros; sabe que as trevas utilizam uma rede invisível para espalhar seu mal.

Esta rede pega qualquer informação solta no ar, e a transforma na intriga e na inveja que parasitam a alma humana.

Assim, tudo que é dito a respeito de alguém sempre termina chegando aos ouvidos dos inimigos desta pessoa,acrescido da carga tenebrosa de veneno e maldade.

Por isso, quando o guerreiro fala das atitudes de seu irmão, imagina que ele está presente, escutando o que diz.”



A estratégia

O guerreiro da luz jamais trapaceia; mas sabe distrair seu adversário.

Por mais ansioso que esteja, joga com os recursos da estrategia para atingir seu objetivo. Quando percebe que esta no fim de suas forças, faz com que o inimigo pense que nao tem pressa. Quando precisa atacar o lado direito, move suas tropas para o esquerdo.

Se pretende iniciar a luta imediatamente, finge que esta com sono e prepara-se para dormir.

Os amigos comentam:”veja como perdeu seu entusiasmo”. Mas ele nao dá importancia aos comentários, porque os amigos nao conhecem suas taticas de combate.

Um guerreiro da luz sabe o que quer. Ele nao precisa ficar explicando.

Fernandão disse...

O senhor que sabe Mestre...minha espada e escudo espartano está no armário rss.
Brincadeiras á parte, domingo vou pro meu 3º exame de Ordem, gostaria de deixar registrado aqui, algo honroso que o senhor fez por mim e outros que não podem pagar cursinhos;na primeira tentativa fiz 42 pontos afff...ainda não tinha a devida conciência da ética P EXO/OAB, enquanto estudava pra segunda 37º dei um google pra me orientar de dicas e lá estava esse belíssimo blog, no mesmo dia agradeci aqui o Sr, falando que tinha acertado 9 questões, tsc tsc, com a correção oficial tinha gabaritado ética, segunda fase tributário, tiro 5,0 entro com recurso e nada. Mesmo com experiência ainda me sinto ansioso. Mas vamos lá!!!
Domingo tô junto aqui com o Sr Professor esperando sua correção rss.
Desculpe o texto longo, mas foi a minha forma encontrada para agradecer e dizer mais uma vez que acho honroso quem divide o conhecimento, como o senhor Mestre.
"Que tempos penosos eram aqueles; ter o desejo e a necessidade de viver, mas não a habilidade. Charles Bukowski.
Abraço

Professor Morgado disse...

Fernandão, tô torcendo muito por vc!!

e digo mais... advinha quem eu A-D-O-R-O!!!

Bukowski...
sabe que tenho um e-mail que é bkowskiano@hotmail.com?
acredite... mande-me um e-mail e verá.

Vou postar seu comentário como postagem. Espero que nãos e aborreça. Vou colocar uma foto do velho Buk (ou Henri Chinanski, como preferir)

Desde que li MIXTO QUENTE nunca mais o abandonei... tenho todos, inclusive uns quadrinhos da LPM.

Obrigado...
sabe porque estou às 03:50 acordado?
Penso no Exame...
estou ansioso como vocês.

Vai tudo correr bem;
tente descansar.
passa aqui depois para me dizer como foi.

grande abraço, verdadeiro guerreiro.

Professor Morgado disse...

USUÁRIOS DO BLOG

A maioria das pessoas que utilizam o Blog esquecem que, por trás das postagens, atualizações, passagem de fotos do celular para o CPU, etc... existe uma pessoa;

uma pessoa como vc, normal. Que tem fome, sente sede, acorda pela manhã, tem sono, namora, estuda, trabalha...

mas que sempre acha que pode fazer mais um pouco;

esse é o instrumento que utilizo para "FAZER MAIS", pelos meus alunos.

São outros os meios que utilizo para "FAZER MAIS" pela família, pelos carentes, pela Igreja, pela decência na política, pelo trânsito, pelo meio ambiente...

Vc, usuário do BLOG, FAZ MAIS por algo ou alguém?

Tomara que sim.
Todos nós saímos ganhando.