Coube-me iniciar as aulas turmas da MANHÃ e NOITE no CURSO FRAGA. Gosto disso, iniciar e acompanhá-los até o fim dessa etapa, muito embora saiba que não é nada fácil para eles. Todos que pretendem prestar o Exame para obtenção da certidão de aprovação no Exame estão num momento ímpar de suas vidas. O término de uma longa jornada tornou-os bacharéis. Após o término do curso a primeira coisa a fazer é aproveitar que detém conhecimentos para a realização da prova antes que estes encontrem um canto em nossa mente para adormecer e lá permanecer. A maioria desses alunos, quase totalidade, enfrenta agora um novo e angustiante dilema: O QUE FAZER? Para que passar no Exame, sofrer essa pressão toda se não desejo ser advogado?
Não é momento de pensar se é a advocacia realmente a sua vocação. Ou a magistratura; ou atividade policial; deseja prestar exame para a Receita Federal ou ser Auditor no INSS; ou até mesmo fazer o que sempre quis e ir cursar um novo curso de Medicina...
Aquele aluno que for trabalhar na Polícia, por exemplo, rapidamente aumenta seu conhecimento sobre direito penal e esquece o direito do Trabalho... Aquele que volta a sua rotina como contador não deixará de aplicar seus conhecimentos do direito do trabalho e tributário, mas direito internacional nem se lembrará em pouco tempo; o advogado civilista utilizará por toda sua vida os conhecimentos de constitucional, mas talvez não se atenha à atualização das normas trabalhistas; e assim por diante.
A CERTIDÃO DE APROVAÇÃO NÃO TEM TEMPO DE VALIDADE, por isso lembre-se que o que não quer hoje pode ser o desejo de amanhã. Não perca essa oportunidade.
AGORA É O MOMENTO DE SE ESTABELECER OBJETIVOS. Notei um brilho bem legal nos olhos de meus novos alunos nesta terça-feira e, mais do que qualquer coisa, isso me incentiva a prestar-lhes o serviço que me cabe: transmitir conhecimento sobre o conteúdo, a forma e as características de DEONTOLOGIA JURÍDICA nos Exames da Ordem dos Advogados do Brasil.
Para obter o máximo de aproveitamento durante aulas, num primeiro momento, deve o aluno deixar de lado qualquer tipo de timidez ou vergonha e participar ativamente dos nossos encontros, em especial esclarecendo as dúvidas que surgem no decorrer de nossas aulas preparatórias ou mesmo as que surgiram durante o curso de bacharelado. Não costumo responder eletronicamente as perguntas, mas durante as aulas não só podem como DEVEM ser apresentadas, sendo lá o local adequado para formulação e resposta.
Meu objetivo é ajudá-los na compreensão desses aspectos da disciplina. Cabe aos que tem como objetivo a aprovação no Exame estudar cada vez mais e de maneira eficaz. Creio que no que tange a Deontologia esse BLOG é um instrumento auxiliar das aulas ministradas.
Um grande abraço aos meus novos alunos/amigos.
Abraços.
Chegou a hora!
Há 14 anos
Um comentário:
Podem me chamar de "puxa-saco" (somente aqueles que ainda não tiveram aulas contigo), mas suas aulas são as minhas preferidas! O tempo passa rapidamente e não consigo perceber o quanto aprendi,porém quando tenho que por em prática o conhecimento vejo o quanto apreendi (ou seja, quando fico fazendo aqueles simulados horrorosos da OAB). Então, valeu pelas palavras de insentivo...é, às vezes, sinto-me perdida...mas, agora, não mais.
Valeu...Mil beijos para ti!
Postar um comentário