“Um cara bacana, um cara legal, um sujeito maneiro...
Não, não estou falando do advogado que junto com sua assistente mirim, a estagiária, retira e devolve os autos do processo... Estou falando do ANÔNIMO DO DIA 20 DE JANEIRO, que conforme solicitado(implorado, rogado...) postou 5 das 10 questões que caíram no Exame.
Em homenagem a esse cara(que gostaria de identificar e agradecer!), aí vão as questões comentadas, alternativa por alternativa. Para verificar o meu comentário e saber a alternativa correta, basta clicar em comentários.
Obrigado, amigo. Espero que tenha acertado todas.
(Ps.: se alguém puder colocar as outras 5, ficarei igualmente grato)
Chegou a hora!
Há 14 anos
6 comentários:
Tenho as demais questões, tenho a prova toda inclusive. Mas como faço para enviar?
Questão 6 - Caderno C
Ana, residente e domiciliada em Salvador-BA, é uma advogada inscrita somente no Conselho Seccional da OAB na Bahia. Além de atuar em oito causas perante o Poder Judiciário baiano, Ana atua, também, em treze processos que correm na justiça estadual de Pernambuco e em dois processos que correm perante varas da justiça federal em São Paulo. Considerando a situação hipotética acima, assinale a opção correta.
A- Ana deve solicitar inscrição suplementar no Conselho Seccional da OAB/PE e no da OAB/SP.
B- A situação de Ana é regular, pois a inscrição na OAB tem caráter nacional, podendo elas advogar em todo o território brasileiro.
C- Ana deve solicitar a transferência de sua inscrição para a o OAB/PE, pois ela atua em mais processos na justiça pernambucana que na justiça baiana.
D- Ana somente tem o dever de solicitar inscrição suplementar na OAB/PE.
Questão 7 - Caderno C
Rocrigo celebrou contrato de prestação de serviços advocatícios com a sociedade de advogados Carvalho e Pereira, composta por dois advogados, com o objetivo de que ambos o representem judicialmente em uma ação indenizatória. Nessa situação hipotética, a procuração judicial referente à prestação desse serviço
A- deve ser outorgada à sociedade, sendo dispensável a indicação expressa dos advogados que a integram, pois o contrato de prestação de serviços foi celebrado com a pessoa jurídica.
B- pode ser outorgada tanto à sociedade quanto individualmente aos advogados.
C- deve ser outorgada aos advogados, com a indicação de que eles fazem parte da referida sociedade.
D- deve ser outorgada à sociedade, com a expressa enumeração e qualificação dos advogados que a compõem.
Questão 8 - Caderno C
A personalidade jurídica de uma sociedade de advogados sediada no Pará tem início com o registro, aprovado,
A- de seu contrato social no cadastro unificado do Conselho Federal da OAB.
B- de seus estatutos no Registro Civil de Pessoas Jurídicas.
C- de seu contrato social na Junta Comercial competente.
D- de seus atos constitutivos na OAB/PA.
Questão 9 - Caderno C
Rafael, advogado regularmente inscrito na OAB/DF, tomou posse em cargo público comissionado, demissível ad nutum, para exercer, em Brasília-DF, a função de diretor jurídico de uma autarquia federal. Nessa situação, Rafael deve, com relação a sua inscrição na OAB,
A- solicitar cancelamento, por perder um dos requisitos necessários para a inscrição.
B- solicitar suspensão por tempo indeterminado, devendo essa suspensão se estender pelo período em que estiver ocupando o referido cargo.
C- mantê-la, pois a referida função é atividade privativa de advogado.
D- ser licenciado de ofício, por ingresso em cargo público.
Questão 10 - Caderno C
No que se refere ao exercício da atividade profissional do advogado, assinale a opção INCORRETA.
A- o advogado sempre deve informar o cliente dos eventuais riscos de sua pretensão e aconselhá-lo a não ingressar em aventura judicial.
B- o advogado deve defender com zelo e dedicação os interesses de seu cliente, tendo o dever de recorrer de todas decisões em que seus representados sejam sucumbentes.
C- o advogado sempre deve atuar com honestidade e boa-fé, sendo-lhe vedado expor fatos em juízo falseando deliberadamente a verdade.
D- o advogado deve estimular a conciliação entre os litigantes, prevenindo, sempre que possível, a instauração de litígios.
Postar um comentário